Escola de cidadania

Manifestação da cultura popular aliada à educação ajuda a mudar vida de jovens.
por Elena Martinez

Das ruas para as escolas, a arte da capoeira é ensinada por mestres e contramestres na forma de prática esportiva, que desenvolve em seus alunos qualidades como determinação, disciplina, autoconfiança e sociabilização. Com o objetivo de trazer essas atitudes para seus alunos, o Colégio Estadual Rotary, localizado no bairro de Itapuã, escolheu a capoeira como alicerce do projeto “Escola Aberta”, que pretende atuar na integração entre membros da comunidade e da escola. As aulas são ministradas pelo contramestre Tosta, que faz parte do grupo Camugerê, no qual participam 15 alunos e 12 membros da comunidade, que se reúnem todos os finais de semana no Colégio.

Com roupas brancas, cordões coloridos, músicas de tradições africanas e muito gingado, é iniciada a aula. Todos participam do jogo da capoeira, os movimentos do corpo que acompanham o ritmo do toque do berimbau fazem parte de um ritual que chama atenção das pessoas que assistem à distância, impressionadas com a dinâmica do grupo. A capoeira pode ser vista como uma arte, uma dança ou um jogo acrobático, que encanta e sensibiliza os capoeiristas e quem presencia a roda, todos com sorriso no rosto, cantando e batendo palmas para animar a aula.

“A capoeira é um todo. Nela são aplicados movimentos de dança e de luta, mas, acima de tudo, é uma filosofia de vida!”, relata Tosta, segurando o pandeiro. O grupo Camugerê, que depois de 10 anos de experiência em trabalhos com a capoeira, por motivos de crescimento e de acreditar em uma nova metodologia, fundaram em 15 de março de 2002 o CECC (Centro de Ensino Camugerê Capoeira), com sede na Rua das Acácias, nº 42. Hoje, o CECC desenvolve trabalhos em mais de 28 escolas das redes públicas e particulares, em condomínios e academias, estendendo seu trabalho para alguns municípios no interior do estado como: Camaçari, Itaquara e Jaguaquara.

O grupo Camugerê desenvolve também alguns projetos de cidadania e solidariedade, tendo parcerias com vários órgãos, como o HEMOBA (Hemocentro da Bahia), onde os capoeiristas ajudam todos os anos a incentivar pessoas a doarem sangue, na luta contra a demanda nos bancos de coleta. Outra parceria importante é a SEMAP (Secretaria Municipal de Articulação e Promoção da Cidadania), com a qual mestres e contramestres promovem palestras informativas para esclarecer as comunidades de pequeno poder aquisitivo sobre problemas sociais e de saúde (gravidez precoce, DST’s, entre outros).

A diretora do Rotary, Larissa Viana confia no projeto e afirma que “o trabalho de prevenção é fundamental nestes locais que tem pouco apoio governamental. A capoeira tem esse poder de afastar os meninos da criminalidade”, acreditando também no despertar do interesse ao resgate cultural, ao companheirismo e a cidadania de seus alunos. O aluno Diego Souza Teles, 17, participante há 2 anos do grupo, garante que melhorou seu condicionamento físico, além de perceber o quanto sua escola é importante para o avanço da comunidade de Itapuã.

A instituição está passando por dificuldades, pois o governo não tem estimulado o esporte na escola, e fica a cargo dos professores providenciar melhorias para as aulas. O professor de Educação Física Lucio Silva Souza relatou a falta de materiais para as práticas esportivas, como bolas, redes para as traves, além das rachaduras nas paredes da quadra poliesportiva e dos refletores queimados. Ele afirmou ainda que o professor de handball feminino, Carlos Alberto Rigaud, foi quem custeou a pintura da quadra.

A parceria entre o Colégio e o grupo CECC é a prova de que dedicação e solidariedade podem modificar a forma de viver de uma comunidade. Com gestos simples, utilizam atividades que fogem da rotina escolar, mas que levam ao aprendizado e a satisfação das pessoas que vivem no bairro.
(maio de 2007)

3 comentários

  1. Parabens ao CAMUGUERE, PArabens ao amigo Tosta e sua equipe. Verdadeiros e honrados BRASILEIROS !

    SUCESSO em suas empreitadas e tenha SEMPRE a TRINCHEIRA e o PORTALDEITAPUA.COM colados em seus projetos !!

    ABraços

    GREGO

  2. olá
    sou o professor Tic Tac do Centro de Ensino Camugerê Capoeira
    Gostaria que vocês do Soterapolitanos estivessem sempre presente conosco formando uma parceria que ja fazemos com varios orgãos e com a comunidade de itapuã
    exelente materia feita por vocês
    obrigado

Deixe um comentário